terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resenha - Na escuridão da mente - Paul Tremblay

Na Escuridão da Mente


Assustador....mas nem tanto


Amo filmes de terror. Quanto aos livros, dificilmente eles conseguem me causar o mesmo impacto, talvez por considerar o terror algo mais gráfico.
E esse livro não foi diferente.

Nele acompanhamos Merry, que quinze anos depois do exorcismo de sua irmã Marjorie narra os fatos ocorridos naquele fatídico episódio para uma escritora que deseja publicar sua história. Detalhe: tudo isso foi apresentado em um reality show na época.

O autor dividiu o livro em três períodos que se alternam: presente, passado e informações dadas por uma blogueira que analisa o reality show.

Somos transportados para os problemas familiares dos Barrets. O pai das irmãs perdeu o emprego há algum tempo e tem dificuldades em conseguir outro. Além disso, episódios frequentes de loucura de Marjorie vão levando a família ao limite. Com fanatismo exacerbado, o pai de Merry procura o padre da paróquia que sugere o exorcismo.

Como parte do livro é narrado no passado por Merry, que tinha oito anos na época, não sabemos como tudo se transformou em um reality show. E acho que isso é uma ponta solta na história.

Coisas estranhas acontecem e em vários momentos o leitor é posto em dúvida se a menina está realmente possuída ou tudo faz parte de problemas mentais.

Quanto ao tema exorcismo, você não verá nada além do que já viu em filmes como Exorcista ou O Ritual, inclusive o próprio livro faz menção a isso.    

Achei que o autor não aprofundou nenhum de seus personagens, tornando-os rasos e sem motivação e, pelo menos para mim, nenhum deles foi cativante, nem mesmo as irmãs. 

Só após o exorcismo que o livro engata. E na minha opinião, o livro só vale a leitura por causa do final, que em nenhum momento esperava algo parecido.

Vale para quem gosta de terror, mas não deve esperar madrugadas em claro por causa do livro.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Primeiros Capítulos Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang